segunda-feira, 27 de junho de 2016

Aí descobri que era Paralisia Facial

Olá gente boa tarde tudo bem? 

Meu nome é Lídia, tenho vinte e nove anos ( logo trintarei... uiii), sou da cidade de Campinas , interior de SP, sou cristã e há 44 dias descobri que tive uma Paralisia Facial Periférica, ( vamos falar muito sobre isso daqui pra frente)  em um dia mega importante em minha carreira. Era lançamento da minha primeira mostra de Arquitetura, sim sou arquiteta.  E os primeiros sintomas tive lá no evento, depois de olhar uma foto que meu esposo tirou do celular, tive um grande susto e  a partir daí minha história  com a atribulada P.F. ( paralisia facial) começou.

Iniciei os tratamentos  (ainda estou tratando e com 70% dos movimentos recuperados) e de não encontrar nenhum "apoio" virtual, relatos de pessoas que já passaram ao vivo e a cores deste terrível problema, resolvi criar este blog com intuito de ajudar  pessoas que estão passando pelo mesmo "problema", trocar informações, experiências e ir nos ajudando, desabafando e por ai vai...



Bom tudo começou dois dias antes da oficial paralisia,  que foi dia 13/05/2016, durante a montagem dos últimos detalhes do meu ambiente para uma famosa mostra aqui da minha
região, estava sentido dores de cabeça, exatamente próximo a orelha e nuca, mas não dei muita importância devido a famosa correria e comecei a tratar com analgésicos  mas as dores e incômodos iam e voltavam. 

Durante a noite dia 12/05 senti minha orelha formigar e acordei duas vezes  reclamando, massageando e nada de passar este incomodo. Mas também durante a correria não dei atenção a estes sintomas.

Um dia antes da minha P.F. notei que minha língua começou a formigar e comecei a sentir um gosto amargo ao deglutir alimentos, levei como um sintoma de ansiedade já que faltava menos de 24 hrs para o evento começar.

No dia 13/05/2016  os sintomas só pioraram, mas não dei importância, somente a noite por volta das 21hs , durante o evento, pedi para meu  esposo tirar uma foto no meu ambiente e foi aí que percebi que o meu sorriso não acompanhou a expressão do meu rosto. E ao olhar no espelho,  percebi que meu sorriso e meus olhos estavam meio "murchos" não acompanharam a minha expressão mas nada tão aparente.

No desespero e com dores bem fortes, sai da mostra e fui para um pronto atendimento para ser examinada. Pois nessas horas só pensamos o pior, AVC Derrame, tumor e por aí vai.

O  plantonista ao me examinar ( apenas aferiu minha pressão que estava 12.8 normal)  e me escutar, disse que aparentemente era um transtorno causado pelo stress, me medicou com um calmante, sugerindo que voltasse para casa e observasse.

No dia seguinte a grande surpresa, SURPRESA MESMO, pois parecia que meu olho , boca e nariz tinham  trocado de lugar, sem exagero! Me senti a filha  legitima do Severó   ( desculpe a brincadeira) mas vamos aproveitar dar boas risadas  e  exercitar a face , afinal precisamos de muitos estímulos.

Aí  o desespero bateu na porta, eu e minha irmã tentamos marcar neurologista o mais rápido possível e graças a Deus conseguimos.  Este dia literalmente marcou minha vida, primeiro pelo diagnóstico claro e absoluto de P.F. e segundo porque levei uma grande lavada ( positiva) do meu neurologista para me cuidar e priorizar minha vida e saúde.
Bom, como dizem por aí,  tem males que vem para o bem não é mesmo?
Foi solicitado ressonância que graças a Deus não deu nada, descartando algo mais grave, como um AVC e um possível tumor no ouvido. E só de saber já louvo a Deus por isso.
O Neuro foi muito categórico dizendo:

" ainda vai piorar ( primeiros cinco dias)  e leva de  UM á TRÊS meses para retornar a simetria total do rosto não se preocupe  e se cuide"

Sai do consultório aliviada mas com muito medo, confesso! Quem é vaidosa e pela ironia da profissão de ser perfeccionista com detalhes, ia exercitar a paciência e o valor de uma boa saúde.

Afinal, quem não arranja tempo para cuidar da sua saúde terá que arranjar tempo para cuidar da "sua"  doença. Então caros leitores, estressados, sedentários e viciados no trabalho. Se cuidem!!!!

Bom voltando....
O meu lado direito do rosto ficou 100% paralisado, não mexia nada nem o meu olho que ficou "estralado" igual ao ovo frito. Calma, exagerei! Mas ficou bem aberto e não fechava. Utilizei oclusor nos 20 primeiros dias, pomada e colírio ( lagrimas artificiais) andam comigo e pingo de 2 a 6x ao dia, para lubrificar já que a pálpebra não fecha e se não cuidar, ao invés de um problema gera mais dois...

Não consegui retornar logo em seguida no mesmo Neuro para a ressonância, tive que procurar outro, que me receitou os mesmos medicamentos, mais 10 sessões de fisioterapia e 10 sessões de acumputura e me diagnosticou com P.F. Periférica grau 3 á 4 ( o que é grave e corro risco de ficar com sequelas).

Mas onde há 1% de chances, lutarei pelo 1% para ficar ficar 100%  com minha saúde.
 Já vou para 13° fisioterapia  e para  10° sessão de acumputura ( iniciei 5 dias após o diagnóstico duas sessões de cada por semana),  44 dias após a P.F. minha simetria já está 70% ao normal, já ergo simultaneamente as sobrancelhas, meu sorriso do lado paralisado já começou a voltar, já vejo alguns dentinhos ao sorrir e já comecei a mexer a parte paralisada do nariz.

Bom por hoje é só, espero que de alguma maneira ajude a tranquilizar quem procura informações sobre  a P.F.

Ah esqueci mencionar mas a "minha" P.F.  foi diagnosticada como VIRAL, ou seja,  já tenho ou adquiri durante a vida um vírus da família da Herpes, que ao nível alto de stress e imunidade baixa, ativou este vírus, inflamando um nervo facial chamado Trigêmeos. 

Este nervo percorre por traz do ouvido  e ramifica em cada lado do rosto. E quando inflamado este nervo dentro dos minúsculos buracos do ossos do rosto incha, interrompendo as informações do cérebro para a face. Bom foi isso que o neuro explicou.
Por isso a procura de um diagnostico precoce, é extremamente importante. Para tranquilizar e também tratar! ( gente não sou da area da saude, e se pulei ou errei alguma informação me desculpem, mas foi isso que entendi)

Procure um medico se você possui qualquer um desses sintomas!
E simbora a luta que a vitória é ainda maior!

Beijos e boa semana para todos =)


Lidia

Nenhum comentário:

Postar um comentário